|

Protesto pede saída do quadro “Valéria e Janete” do Zorra Total

Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, no entanto, nega envio de pedido à Rede Globo

Diversos veículos nacionais divulgaram ao longo desta semana que “Valéria e Janete”, um dos quadros de maior sucesso do Zorra Total, da Rede Globo, estava com os dias contados. Segundo informações, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM) teria dirigido à Rede Globo um pedido para que o  quadro humorístico fosse retirado do ar. Ainda segundo divulgação, o orgão teria julgado ofensivo o fato de mulheres gostarem de ser ‘bulinadas’ em metrôs, situação abordada com humor pela dupla interpretada por Rodrigo Sant´Anna e Thalita Carauta.A Secretária no entanto, enviou na tarde desta sexta-feira, 7, uma nota à imprensa esclarecendo os rumores. “A Secretaria esclarece que em nenhum momento dirigiu qualquer solicitação desta natureza para a emissora de televisão.”, diz a nota, que ainda completa:

No dia 29 de setembro, a sub-secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, enviou uma nota de apoio à Secretaria de Assuntos das Mulheres do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, que protestavam contra o referido quadro do programa. Em Carta Aberta à População de São Paulo, as trabalhadoras do Metrô afirmaram que o quadro, que apresenta as personagens chamadas Valéria e Janete, banaliza o assédio sexual, problema enfrentado com frequência por mulheres que utilizam o transporte público coletivo“.

Ainda na nota, a Secretária apoia a causa das trabalhadoras do metrô, sem no entanto, se comprometer quanto a veiculação do quadro:

É prática da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, desde a sua implantação, se solidarizar com manifestações que contestem todas as formas de banalização da condição da mulher. A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres reafirma a importância deste debate, e de forma especial nos meios de comunicação de massa, pois eles são importantes instrumentos de formação da sociedade.

.

ibahia.com

.

Enviar