|

Percurso turístico em Campo Formoso: Gruta Toca da Barriguda

É atualmente caracterizada como segunda maior caverna da América do Sul, tendo seus 30 km de extensão já topografados pelo Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas- GBPE, de Minas Gerais que afirmam ser esta caverna uma ramificação da Toca da Boa Vista. Em seu interior há cascatas, espeleotemas- estalactites: rochas com formas que apresentam pontas descendo em direção ao solo cavernícolo; estalagmites: formas bem arredondas que vão em direção ao teto da toca; E por fim, as cortinas as quais formam ou são o ponto de encontro das estalactites e  estalagmites. Além destas características há a presença de um rio e principalmente uma gama de achados pré-históricos como, por exemplo, fósseis de animais e homem primitivos. É útil para a realização de passeios bem como estudos científicos (muitos já desenvolvidos até o momento).

Para quem está na sede do município deve seguir pela pista BA 220 até o povoado de Tiquara distante a quase 30 km, em seguida será necessário encarar um pequeno contorno com estrada de chão devendo entrar pela rota esquerda, e quase sempre seguir pela via principal – pois há alguns caminhos ou atalhos que levam a outros povoados e fazendas. Continuando pela longa estrada de terra chegará ao povoado de Pacuí (próximo ao distrito de Lages dos Negros) local onde se encontra esta gruta, totalizando o percurso estimado em 90 km.

.

CF Noticias

Texto: Leandro dos Santos Daniel ( CaminhoFormoso )

.

2 Comentarios for “Percurso turístico em Campo Formoso: Gruta Toca da Barriguda”

  1. Rogerio S. Santos disse:

    Prezado,
    Reveja as informações, pois elas não condizem com a realidade a nossa gruta é bem maior, somos a maior do Hemisfério Sul.

  2. Agradeço ao Campoformosonotícias.com pela publicação do meu Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, e ao comentarista Rogério Santos pela observação feita sobre o status (tamanho) da Toca da Barriguda, ao tempo q informo q j foram feitas retificações/atualizações no weblog de cunho acadêmico Caminhoformoso.com, basta conferir. Obrigado, e acesse sempre nossa página http://www.caminhoformoso.wordpress.com, sugira, comente, participe!

    Leandro Daniel

Enviar